Símbolos

Postado dia 01/09/2015

Símbolos

APROVADO PELA LEI Nº 8/55 de 16/09/1955

 

Descrição Heráldica: Escudo redondo português, cortado e partido, encimado por uma coroa mural. Em campo de bláo(azul), no primeiro quartel, cinco árvores de prata; no segundo, de golés(vermelho), uma flor de liz de prata. No segundo campo, de prata, uma águia de sinópla (verde) carregada com o escudo de São Paulo, tendo em cada garra um lírio. Como suportes, dois ramos de café frutificados na sua cor natural. No listel de prata, em letras de goles (vermelhas) a legenda "A união faz a força".

 

Simbologia do Brasão: O escudo redondo, lembra a nossa tradição lusa e o ciclo da colonização do Brasil no quinhentismo

 

Campos do brasão: O azul  é o símbolo da nobreza, do saber, da magestade e da beleza; o vermelho é o valor, o ânimo decidido, a tenacidade para a luta e a prata é a lizura, a pureza e a vitória.

 

A coroa do mural: É o símbolo do município, da comunidade; é de ouro para lembrar a riqueza de Nova Aliança, graças ao trabalho de seus filhos.

 

As quatro árvores de prata: Em Heráldica e Genelogia, simbolizam a família. Neste campo do brasão, lembram as famílias fundadoras de Nova Aliança e de cuja união se deve, hoje em dia, a existência do Município.

 

A flor de liz: Evoca a padroeira da cidade Nossa Senhora Aparecida, também padroeira do Brasil.

 

A águia carregada com o escudo: É a principal peça do brasão de armasa do Município de Rio Preto, cujo território, fez parte intrgrante do Município de Nova Aliança.

 

Os ramos de café frutificados: Simbolizam a principal riqueza do Município de Nova ALiança, bem como o trabalho dos paulistas, que representam ao mundo, a onda verde dos seus cafezais,  base essencial da economia bandeirante.

 

O listel de prata: Traz a legenda em letras de golés vermelho "A união faz a força" que é apanágio do povo de Nova Aliança, na luta em pról da grandeza da Pátria. A união das famílias que se localizavam no antigo Distrito, hoje Município é perpetuado nesta legenda.